Nadar, Gaspar Félix Tournachon

< >


Nadar, Gaspar Félix Tournachon

Seu nome real era Gaspard Félix Tournachon. Nadar é o pseudônimo utilizado por este grande fotógrafo do século XIX.

Nasceu em 1820 em Lyón e faleceu em Paris em 1910, estudou medicina em sua cidade natal. Em 1842 devido à quebra da empresa de impressão de seu pai, mudou-se para Paris, ganhando a vida como jornalista e caricaturista.

Auto retrato feito entre 1856 e 1858.Esteve sempre muito interessado pelas idéias mais avançadas de seu tempo em política, literatura, ciências... e foi um motorista da liberdade de expressão.

Nadar demonstrou, melhor do que qualquer outro fotógrafo de sua época, que a fotografia é algo muito diferente de um simples produto de técnica.

 

Em 1851 Nadar reproduziu em litografia um fresco gigantesco de quase 250 personagens que mostrassem toda a glória literária e artística de Paris.


 

Em 1854 Nadar abre um estúdio de fotografia na Rua Saint-Lazare 113, em 1860 quando lhe ficou pequeno, muda-se para um bairro mais à moda convertendo-se numa elite de intelectuais


Litografia de Honoré Daumier:  "Nadar elevando a fotografia à altura da arte".Lançou-se em fotografia aérea, em 1858 realizou sua primeira fotografia de um balão estático que mandou construir "O Gigante" da cidade de Petit-Bicetre, 10 anos mais tarde começou a série de "vistas" aéreas do bairro da Etoile, tomada sobre uma só placa do colodión de grande formato.

 


Georges Sand, 1866Em 1864 publicou a história de suas viagens "As memórias do Gigante" um ano depois "O direito a voar". Em 1860 Fotografou catacumbas com luz artificial bem como as cloacas (esgotos e fossas) de Paris.

Em 1874, sabendo que um grupo de artistas (mais tarde chamados de Impressionistas) estavam a procura de uma galeria para sua primeira exposição, Nadar ofereceu seu estúdio recém montado.

Em 1895 cedeu seu estúdio a seu filho.

Em 1900 publicou seu livro "Quando eu era fotógrafo" uma obra muito interessante e rica em ensino, dotada com muitas anotações sobre a fotografia, mais tarde é homenageado na Exposição Universal de Paris.

Nadar em entrevista no centenário de Chevreul, agosto de 1886 - Foto de Paul Nadar.
Nadar em entrevista no centenário de Chevreul, agosto de 1886 - Foto de Paul Nadar.


Interpretação da proeza de ser o primeiro a fotografar de um balão feito pelo assistente de Nadar

Interpretação da proeza de ser o primeiro a fotografar de um balão feito pelo assistente de Nadar.

Sarah bernhardt
Sarah bernhardt


Sarah bernhardt, 1859
Sarah bernhardt, 1859


Franz Liszt aos 75 anos, 1886
Franz Liszt aos 75 anos, 1886


Dançarina com fantasia segurando ovos, 1890
Dançarina com fantasia segurando ovos, 1890


Nadar falece em 1910, deixando uma enorme produção fotográfica: mais de 450.000 placas de cristal que ficaram em poder da filha de Paúl Nadar.

 

Artigo relacionado: A fotografia é necessária?


versão brasileira: Fotodicas.com - Fotografia Analógica e Digital - SP - Brasil.




Política de Privacidade