Fototécnicas

A Câmera e elementos

Tipos de câmeras

Tipos de objetivas


O Flash fotográfico

Compondo uma fotografia

Fazendo uma fotografia

Macrofotografia


< >

A luz:


A luz se propaga pelo movimento ondulatório das ondas. Este estudo surgiu de Huyghens pelo século XVII. Mais tarde Young recolheu em princípios do século XIX, o estudo feito por Huyghens e tempo depois foi desenvolvido por Fresnel e Maxwell. Este, precisando a noção de onda transversal, considerou-a como uma deformação eletromagnética.

Podem-se explicar desta maneira os fenômenos de difração, interferência e polarização.

Segundo a teoria eletromagnética, a onda luminosa se encontra representada em cada ponto de sua esfera de emissão, por um plano perpendicular à direção de propagação.

Neste plano se encontram dois vetores oscilantes perpendiculares entre si, um elétrico e o outro magnético. Em outras palavras definimos uma radiação como a variação periódica no espaço, num campo magnético.

Espectro solar e comprimento de ondas

Segundo a ciência, define-se que a luz se propaga em forma de ondas. Estas ondas eletromagnéticas incluindo as luminosas, também têm um comprimento. A diferença de cor entre os raios luminosos depende realmente de seus comprimentos de onda.

O espectro solar é uma pequena parte do mais amplo espectro das ondas eletromagnéticas que atravessam o espaço.

O olho humano é um receptor (recebe) e um seletor (seleciona), porque absorve só algumas ondas luminosas e não todas. O olho só percebe uma pequena porção deste espectro eletromagnético e que vai dos 400 a 700 manometros.

A luz branca se encontra formada por todas os comprimentos de onda ou cores. Os objetos absorvem grande parte das cores do espectro e refletem uma pequena parte. As cores que absorve um objeto desaparecem em seu interior e as cores que refletem, são as que nós vemos.


versão brasileira: Fotodicas.com - Fotografia Analógica e Digital - SP - Brasil.



Política de Privacidade