|
|
|
Classes de exposímetro: incorporado
Fotômetro
É o aparelho destinado a medir à quantidade de luz que existe num lugar determinado.
A maioria das câmeras trazem incorporado um fotômetro conectado ao anel do diafragma, à velocidade de obturação e à sensibilidade da película. Para que serve um fotômetro? O fotômetro serve para dar a cada fotografia a exposição correta.
Tipos de fotômetros:
a) De luz incidente
b) De luz refletida
Classes de exposímetro:
Os exposímetros medem a quantidade de luz que chega direta ou indiretamente ao motivo a fotografar. A diferença dos fotômetros, simplesmente medem a intensidade da luz, independentemente de que depois, este possa traduzir os dados em unidades fotográficas.
Exposímetro incorporado:
A maioria das câmeras de fotos levam incorporado um exposímetro, que mede a luz e proporciona indicações de ajuste do tempo de obturação e diafragma. A leitura do exposímetro se indica através do visor de nossa câmera.
Exposímetro: Leitura incidente e leitura refletida

Exposímetro independentes ou de mão: Pode-se usar com qualquer câmera de fotos e realiza a medição através de duas formas.
Leitura incidente: É aquela que mede a quantidade que luz que lhe chega ao sujeito. Para isso dirigiremos a célula foto sensível para a fonte luminosa colocando o exposímetro lado do motivo que queremos fotografar. Assim o exposímetro lerá a quantidade de luz que recebe o motivo.
Leitura refletida: Neste caso dirigiremos a célula foto sensível para o objeto ou zonas nas que queremos realizar a medição e poder ver a exposição mais adequada. Neste grupo de exposímetros os que mais se utilizam são os de tipo pontual ou spot.
Exposímetro spot ou pontuais: São aqueles exposímetros que se utilizam para medir a luz em lugares muito pequenos e um pouco afastados.
Exposímetro de papel
Exposímetro de papel: É a informação
que vem dentro da caixinha do filme, onde podemos ver por meio de ícones
que assinalam a quantidade de luz que há. Com um filme ISO 100
(ASSA 100), temos que dar uma velocidade que permanece constante, geralmente
250, e os diafragmas variam segundo a quantidade de luz, assim temos
( f=diafragma).
Dia de ensolarado na praia ou neve f 16.
Dia ensolarado no campo f 11.
Dia ensolarado com poucas nuvens f 8.
Dia ensolarado coberto f 5.6.
Dia nublado total f 4.
VELOCIDADE CONSTANTE = 250.
versão brasileira: Fotodicas.com - Fotografia Analógica e Digital - SP - Brasil.