Fototécnicas

A Câmera e elementos

Tipos de câmeras

Tipos de objetivas

A Luz e a cor


Compondo uma fotografia

Fazendo uma fotografia

Macrofotografia


< >

O flash e números guia


Quando a luz natural é demasiada débil para poder efetuar uma exposição fotográfica, faz-se uso do flash.

Ainda que normalmente também se pode utilizar para situações em que a luz é escassa. O flash pode servir para tomadas fotográficas de bons primeiros planos e retratos em exteriores.

O flash emite reflexos de luz muito breves que bloqueiam o movimento tanto do motivo como da câmera. A luz emitida pelo flash não se pode medir com o exposímetro normal da câmera. É imprescindível pegar como referência o número guia que permite calcular o diafragma em relação à distância do motivo.

Cálculo número guia.



O número guia (NG) é a unidade de medida da potência do reflexo que emite o flash, estabelecida a sua vez pelo fabricante para 100 ISO. No caso de que utilizemos um filme de 400 ISO, por exemplo, ou que pratiquemos fotomacrografia, a potência mínima de um flash deverá ser de (NG25). Se pelo contrário desejamos utilizar o flash rebatido, precisaremos de um flash mais potente, no mínimo um (NG40). O NG nos indica a medida de potência relativa de uma determinada unidade .

As vezes ao utilizar um flash de forma manual, o cálculo que se costuma efetuar é o mesmo para o fotógrafo ou profissional.

Partes do flash

Todo flash se compõe basicamente de tocha e gerador.

Gerador: É o conjunto de circuitos eletrônicos que alimentam à tocha.

O condensador: O principal componente do flash, tem a capacidade de guardar energia elétrica para soltá-la instantaneamente, quando se produz o disparo.

Quando se efetua o disparo, o condensador é capaz de descarregar toda sua energia numa fração de segundo, esta vai à lâmpada e se converte em luz sem nenhum retardo conseguindo-se um rápido reflexo.

Tocha: É o tubo reflexo, é de descarga gasosa a base de gás Xenon O reflexo deste tubo reflexo se caracteriza por que tem uma temperatura de cor de 5600º K, isto é, luz branca, produz uma luz dura direcional e tem um alto rendimento energético, produzindo pouco calor.


versão brasileira: Fotodicas.com - Fotografia Analógica e Digital - SP - Brasil.


Descrição desta página: