|
|
|
Guia para fotografar automóveis - UPDATE - parte 3
--------------------------------------
3 - Concepção de uma sessão
--------------------------------------
Já ouviram muito paleio sobre fotografia e devem estar fartinhos.
Eu vou descrever um método que aprendi com um outro fotógrafo. Este é o método que uso, não é o melhor, nem o pior, e vocês são, obviamente, livres de seguir outro qualquer.
Então como é que isto tudo começa?
A pensar! Isto é capaz de ser difícil para alguns de
vocês. [
]
Começo por pensar no que quero fazer. O
erro nº 1 que alguém que quer tirar fotos a carros pode
cometer é pegar na máquina e disparar sem saber muito
bem a quê, na esperança que uma ou duas fiquem boas.
Quando chegam a casa, começam a ter noção que afinal,
o resultado não é o que estavam à espera.
A ideia passa por criar uma visão daquilo que se pretende obter.
Um carro, como qualquer outra coisa, tem:
- Forma
- Alma
É isso que vocês devem capturar e transmitir com as vossas
fotos. A forma e alma do
carro em questão!
E como fazem vocês isso? Pensando e pesquisando.
Em relação à forma, eu pesquiso muito em revistas e na internet por fotos, onde eu possa "aprender" a forma do carro. Conhecer angulos e pormenores do carro é essencial para sabermos o que devemos fotografar, e como.
Em relação à alma, eu procuro ler sobre os carros ou, melhor ainda, conduzi-los. Mas todos os carros têm uma alma, uma maneira de ser. Pode ser mais clássica, mais desportiva, mais musculada, engraçada, mais prática, mais agressiva,etc...
A seguir a isto devem juntar estes dois factores, e começar
a ter uma ideia formada do que querem mostrar nas vossas fotografias.
Num Mercedes classe S, eu apontaria a elegância e o conforto como
pontos chave a retratar. Como é um carro tipicamente de homens
de negócios, escolheria como ambiente,
um centro de negócios ou um edifício futurista, e como
pormenores, a nova mala e os faróis traseiros. No entanto se
fosse a versão AMG, já iria provavelmente para uma estrada
de serra, e salientava os aspectos aerodinâmicos e desportivos,
como as duas/quatro saidas de escape.
Estão a perceber? Tentem obter uma visão
daquilo que querem fazer.
Quando a tiverem, ponham-na em papel. Não interessa se sabem desenhar ou não. Podem ser só uns rabiscos ou até mesmo apenas texto, mas que descreva, dentro do possível, aquilo que querem fazer. Assim têm um guia, e não vão andar perdidos quando chegar a altura.
Já introduzi aí atrás o conceito de localização. Vejam a próxima secção para mais detalhes.
Tenham também em atenção a composição, pois esta é absolutamente fundamental para se fazer uma boa fotografia. Dêem uma olhada na secção 5
Outras coisas a considerar
--------------------------
Quando pensarem na vossa posição de disparo, tenham em
atenção que os carros são, regra geral, mais baixos
que vocês. Tentem disparar ao nível do carro.
Por outro lado, é possível salientar a altura (ou falta
dela), fotografando mais baixo
(ou alto). Se fotografarem de alto para baixo, dará impressão
que o carro é mais baixo, e vice-versa.
Tenham em atenção às rodas. Elas devem estar direitas, excepto quando fotografam 3/4. Nestas fotos, elas devem estar ligeiramente viradas, de modo a que as jantes fiquem viradas para vocês. Desta forma, mostram um aspecto importantíssimo do carro.
O carro também não deve ficar parado durante a sessão.
A luz vem maioritariamente de um sítio, o fundo tem determinadas
características, etc..., o que quer dizer que não são
vocês que devem andar à volta do carro. É o carro
de deve mudar constantemente de posição.
Além disso, ele não tem mel. Muito pessoal pôe o
pé na argola, porque fotografa "colado" ao carro, obviamente
com uma grande angular. Tentem usar distâncias
focais normais, de 35 a 80 mm. Experimentem também com telefoto
(+80mm) e vejam o que podem ganhar com isso.
Analisem cuidadosamente a foto antes de disparar. Com o advento da fotografia digital, parece que a fotografia passou a ser feita ao quilo. Não deve ser assim. Apesar de poderem disparar à vontade (e devem-no fazer quando estão a testar), deverão sempre ter cuidado com a composição, antes dos disparos. Apenas quando estão satisfeitos com a composição, e verificaram que o fundo, a frente e o carro estão como vocês querem, deverão disparar. Após o disparo, se tiverem máquina digital, devem olhar para o histograma, e ver se a foto está demasiado escura ou clara. Lembrem-se que os LCDs que vêm nas máquinas são enganadores em relação às fotos. O histograma é a melhor maneira de aferir se a foto está bem exposta ou não.
Se "a montanha" estiver deslocada para a esquerda, a foto está escura, para a direita, a foto está clara, e no centro, a foto está bem exposta.
A "montanha" não é certinha, e pode haver mais que 1 "montanha". Tirem algumas exposições, para cima e para baixo daquilo que a máquina mede, para terem a certeza que ficam com uma exposição decente.
Se as coisas não ficarem bem, ajustem a vossa abertura ou tempo de exposição para fazerem entrar menos ou mais luz.
Garantam que têm tudo o que precisam na mala, antes de ir fotografar. É muito mau quando chegamos ao local da sessão e vemos que falta o polarizador.
Verifiquem todos os "settings" da foto (abertura, velocidade, ISO e White-balance) antes de cada foto! Isto é essencial porque muitas vezes nos acontece estarmos a fotografar pensando que vai sair uma coisa, e depois sai outra. Isto muitas vezes não é detectado no LCD da máquina.
Finalmente, não se precipitem. Demorem o tempo que acharem bem e não aceitem pressas de ninguém. É normal demorarem 30 minutos - 1 hora a "montar" uma foto. Daí o trabalho de casa (a concepção) ser de importância capital.